Receba nosso conteúdo VIP!

Junte-se a nós e receba atualizações e sacadas incríveis sobre o Mercado Imobiliário, Dicas de Decoração, Arquitetura e uma pitada de bom humor

DICAS DE DECORAÇÃO SUSTENTÁVEL E SEM PRECISAR GASTAR MUITO

O que significa sustentabilidade?

 

Do latim sustentare, a palavra sustentabilidade significa apoiar, sustentar, conservar e cuidar.

 

O conceito aborda a relação que temos com a natureza, a maneira como agimos e interagimos com o meio ambiente, e tem como objetivo preservar o planeta e seus recursos naturais para que não acabem.

 

Para isso, a sustentabilidade se apoia em três pilares: a preocupação social, ambiental e econômica. Mas o que isso quer dizer, na prática? Ao escolher os itens para compor a decoração sustentável para sala, quarto, cozinha ou qualquer outro cômodo da sua casa, você deve pensar:

 

  • como aquele produto impacta a sociedade, incluindo a maneira como foi produzido, se fere questões sociais, como trabalho análogo à escravidão, entre outras;
  • como ele afeta o meio ambiente, seja para a sua produção ou para o descarte;
  • como ele afeta a economia da sua região ou do país como um todo.

 

Em resumo, é fazer escolhas que atendam às suas necessidades, não prejudiquem a natureza e que, de alguma forma, ajudem a preservá-la.

 

Confira abaixo 7 dicas para uma decoração sustentável:

 

1. Reutilize o que seria descartado

 

Não há melhor maneira de abrir uma lista com dicas de decoração sustentável do que falando de reaproveitamento.

 

Sabe aqueles retalhos de tecidos que tem na sua casa — ou na casa da mãe, da avó, da tia? Eles são perfeitos para criar itens decorativos incríveis. Capas de almofada, tapetes, colchas e cortinas são apenas alguns exemplos do que você pode fazer com esse material. 

 

Você gosta de tomar um bom vinho para relaxar? Pois saiba que tanto a rolha quanto a garrafa abrem caminhos para ideias de decoração sustentável para casa simplesmente incríveis! As rolhas, por exemplo, podem ser usadas para criar um quadro de recados ou virar uma moldura de porta-retrato.

 

Já as garrafas, se tornam lindos vasos para decorar diferentes cômodos, ou mesmo para compor uma bonita mesa de jantar. E uma dica extra: se tiverem rótulos interessantes, não precisa nem tirar. Isso vai dar um toque ainda mais rústico à peça!

 

 

2. Adquira produtos artesanais

 

Existe uma variedade imensa de produtos artesanais, produzidos com os mais diferentes materiais. Barbante, linha, madeira, vidro, plástico e metal, nas mãos de pessoas talentosas, viram verdadeiras obras de arte.

 

Você pode produzir suas próprias peças com esses materiais e ter algo único e super charmoso em casa!

 

 

3. Traga o verde para seu lar

 

Obviamente, na lista de dicas de decoração sustentável para a sua casa não poderiam faltar as plantas. Além de decorativas, elas deixam o ambiente mais fresco e arejado.

 

Para distribuí-las de uma maneira harmoniosa, a sugestão é criar um jardim vertical com madeira reutilizada ou paletes. Quanto às plantas, as indicadas para ambientes internos são as samambaias, suculentas, filodendros, bromélias e palmeiras.

 

 

4. Tenha um novo olhar para coisas

 

Se você costuma olhar algo e ver somente a funcionalidade para a qual foi criado, está na hora de mudar esse conceito. Quando se fala em decoração sustentável para sala, quarto, cozinha, banheiro e outros cômodos, a ideia é sair do lugar-comum.

 

Pneus podem se tornar puffs, cabides viram lindos porta-retratos ou porta-chaves e móveis antigos podem ser usados de outra maneira, a exemplo da mesa de cabeceira que pode ser instalada na sala de estar e virar uma mesa de centro.

 

 

5. Garimpe peças em diferente lugares

 

Sempre tem um amigo ou parente que está trocando a mobília, mudando de casa e se desfazendo de algumas peças, ou mesmo modificando a decoração. Com isso, você tem uma excelente oportunidade de conseguir bons itens que podem ser repaginados e aproveitados.

 

O mesmo vale para bazares de entidades beneficentes. Além de encontrar bons produtos para a sua casa, você ainda ajuda uma causa.

 

 

6. Faça compras conscientes

 

Mesmo que a ideia central seja o reaproveitamento, sempre vai haver uma peça ou outra que precisa ser comprada nova. Nesse caso, vale tomar cuidado com o consumismo, adquirindo apenas os produtos que realmente precisa — não se esqueça da máxima “menos é mais”.

 

Além disso, atente-se para a origem dos materiais. Móveis e itens de madeira, por exemplo, somente de reflorestamento, demolição ou certificadas.

 

7. Compre produtos eficientes

 

Fechando a lista de dicas de decoração sustentável, não poderíamos deixar de falar sobre a aquisição de equipamentos eficientes para ajudar a diminuir o consumo de energia elétrica e de água. Um exemplo são os utilizados para a iluminação dos ambientes.

 

A luz natural deve ser sempre priorizada, porém, as luminárias ajudam a compor a decoração e a criar o clima que se deseja ao espaço, deixando-o mais bonito. Nesse caso, é fundamental escolher as lâmpadas certas — as de LED são as que causam menor impacto na natureza e mais contribuem para reduzir o gasto com energia elétrica.

 

O mesmo vale para o consumo de água. É possível encontrar chuveiros e torneiras com lindos designs que complementam o visual, mas que também ajudam a consumir menos água.

 

 

Gostou de conhecer sobre a decoração sustentável? Para mais dicas e inspirações para o seu lar, estaremos postando conteúdos como esse semanalmente!

 

 

https://blog.telhanorte.com.br/dicas-decoracao-sustentavel/

Receba nosso conteúdo VIP!

Junte-se a nós e receba atualizações e sacadas incríveis sobre o Mercado Imobiliário, Dicas de Decoração, Arquitetura e uma pitada de bom humor

ARTIGOS RELACIONADOS
Titulo do artigo
POR QUE INVESTIR EM UM IMÓVEL EM 2020?
Titulo do artigo
CUIDADOS NECESSÁRIOS NA HORA DE COMPRAR UM IMÓVEL:
Titulo do artigo
POR QUE COMPRAR UM IMÓVEL PELA IMOBILIÁRIA?
Titulo do artigo
COMO ESCOLHER O IMÓVEL IDEAL PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA:
Titulo do artigo
DICAS NA HORA DE DECORAR SEU APARTAMENTO:
Titulo do artigo
DICAS DE FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO:
Titulo do artigo
COMO AUMENTAR A SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA DA SUA CASA:
Titulo do artigo
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A COMPRA DE SEU IMÓVEL
Titulo do artigo
O QUE É O CUB?
Titulo do artigo
O QUE É ITBI?
Titulo do artigo
POR QUE INVESTIR EM CASA GEMINADA?
Titulo do artigo
VOCÊ SABE QUAL A DIFERENÇA ENTRE MATRÍCULA E ESCRITURA DE IMÓVEL?
Titulo do artigo
CONHEÇA AS VANTAGENS DE COMPRAR UM IMÓVEL MOBILIADO
Titulo do artigo
VEJA COMO ESTÁ O SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA VOCÊ QUE PENSA EM CONSTRUIR
Titulo do artigo
O FINANCIAMENTO VAI MUDAR?
Titulo do artigo
DICAS DE DECORAÇÃO SUSTENTÁVEL E SEM PRECISAR GASTAR MUITO
Titulo do artigo
8 DICAS DO QUE FAZER EM BRUSQUE
Titulo do artigo
MELHORES DESTINOS PARA CURTIR O INVERNO EM SC
Titulo do artigo
5 PASSOS PARA CULTIVAR UMA HORTA EM SEU APARTAMENTO
Titulo do artigo
8 DICAS SIMPLES QUE IRÃO VALORIZAR SEU IMÓVEL
Titulo do artigo
COMPRAR IMÓVEL PARA ALUGAR VALE A PENA?